Seguir este blog

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 28 de abril de 2019

BLUSA PARA MENINO 7 ANOS





Olá pessoal, estava meio longe do blog, faz tempo que não posto trabalhos aqui, mas voltei com força total, inverno chegando , eu não fico sem meu tricô , logo trarei vairas novidades
Hoje apresento a blusa que fiz para meu neto de 7 anos Rafael.
Novamente venho explicar que trico exige calculos, medidas
, amostras: 20 pt em agulha 8mm x 20 carreiras.


Usei batik maxi, infelizmente esse fio já não é mais encontrado , em algumas lojas ainda tem, mas não sabem de reposição , portanto se não souber quanto vai gastar pra uma blusa, nem compre.
Eu usei aqui nessa peça 3 novelos de 100gr , agulha na barra 2x2  numero 4,5 mm , depois no corpo passei para agulha 8,00mm sempre circular.
Aprendi tecendo , que fios mesclados, sempre ficam melhores se vc levar ate a altura das cavas em circular, vc não perde os tons, não fica aquela costura "desencontrada"


Procurei na internet um ponto fácil, para tecer em modo circular



Eis o ponto : carreira 1-4 : *4m, 2t
carreira 5-8: 2m,*2t,4m*, 2t,2m
carreira 9-12 : *2t , 4m *

Perceba que deve fazer cada carreira por 4 vezes, so ai vc muda para a proxima, logo vc vai perceber que é apenas um jogo de trico e meia, facil e rapido de tecer.


Comecei a barra com 68 cm de largura total,agulha 4,5 mm então precisei de 54 pontos em ponto 2x2
 (2 trico, 2 meia) , por 20 carreiras 

Para o corpo não fiz aumentos , apenas passei da agulha 4,5 mm para a gulha 8,0mm
e segui no ponto fantasia que já ensinei




 Eu fiz nessa blusa um decote que aprendi com minha professora Cristina , a medida total dessa blusa de baixo, ate o ombro são 50 cm . Não contei carreiras , vou medindo.
Vc começa a fazer o decote, quando chega na parte da cava dos braços.
Eu separei em 2 partes , 54 pontos no alfinete, 54 pontos em agulhas 8mm retas. subi em ponto meia /trico.
Deixei 10 pontos no centro , trabalhando as partes separado, rematando 1 ponto no decote a cada 3 carreiras , 10 vezes. Quando chegar a 50 cm arremate e faça o outro lado idem.
Continue as costas da mesma forma , trico/meia , ate 50 cm, os 30 pontos centras das costas eu deixei preso no alfinete , para usar depois na gola, arremate os ombros.


Para as mangas, eu queria um total de 42 cm, teci em agulhas retas, o punho com 26 pontos 2x2 e  por 20 carreiras . distribui no final da barra 8 aumentos, passei pra agulha 8mm e fui aumentando 1 ponto de cada lado a cada 6 carreiras , um total de 28 aumentos , ate chegar na minha medida de 42 cm. arremate , faça a  outra manga idem.
Obs> uma dica importante, eu puxei o fio do novelo até eu começar a manga na mesma cor que a outra, assim o degradê não ficou diferente .





A gola , ela é bem especial


Após costurar frente e costas, eu levantei com a ajuda de uma aguha de croche , 84 pontos ao redor do decote, peganto os 30 pontos da nuca que deixamos, lembra?
Agora teci em carreiras encurtadas: tece 4 carreiras inteiras em agulha circular , em ponto 2x2 , agulha aqui a 4,5 mm.
Apos vc tece a carreira e deixe 10 pontos sem tecer, vire o trabalho e retorne deixando agora 10 pontos de novo, repita isso ate acabarem os pontos de 10 em 10.
Faça agora 4 carreiras inteiras, repita o processo de carreiras encurtadas.
Arremate e costure de forma invisivel a frente .
Costure as mangas , um costume meu é costurar sempre pelo lado direito, pegando ponto por ponto, de forma que fiqui invisivel



Veja, fica acabamento perfeito.

Quando termino eu viro a peça ao avesso e passo de leve o ferro a vapor para acentar as costuras , as dobras de manga, mas so de leve , não passe como roupa porque esticaria a peça toda , faria uma blocagem indevida.

Espero que gostem, vamos fazer ? Voce pode usar o fio Amiga , o fio Mollet duplo, fica lindo.
O batik maxi é perfeito , mas qualquer outro fio mesclado que vc tiver tambem dara resultados lindos.

Um grande beijo

Andreia Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares